quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ponte dos Casais até... Fátima

Foi no passado dia 31 de maio que fizemos uma super estirada de bicicleta, até Fátima.

Marcámos ponto de encontro na ponte dos Casais pelas 7h45 para seguirmos para Fátima via o caminho para Fátima, marcado com setas azuis (que deram que falar!). Nota: no sentido contrário é em direcção a S. Tiago de Compostela, marcado com setas amarelas. O regresso seria feito de comboio.
À chamada para estava aventura responderam: o Filipe, o Zé Carlos, o Nuno, o Manuel, e o Ripa. Já cai em esquecimento, dois GPS's que acabaram por se tornar preponderantes no desenrolar do percurso.

Tínhamos todo o percurso definido por um track GPS. A Palheira foi o local que escoilhemos para começarmos a percorrer o caminho em direcção a Fátima.

Com o passar do tempo fomos acumulando quilómetros até à zona de Ansião, e tivemos oportunidade de percorrer belos trilhos na serra de Sicó. Contudo com o adiantar da manhã a malta começou a ficar com fome, e era necessário fazer uma paragem para comer qualquer coisa. Pensou-se em Ansião, mas ouvimos uma voz: ..."Mas o caminho não passa dentro de Ansião!!"...

Então e não é que o caminho passou mesmo no centro de Ansião e foi logo à entrada que parámos para comer!
Após a passagem por Ansião demos largas à imaginação e inventámos. Em vez de seguirmos o track que tínhamos no GPS, seguimos as ditas setas azuis. Seguimos e voltámos a seguir durante uns quilómetros, até que... as setas azuis acabaram. Desaparecerem, sumiram-se, evaporaram-se. E o resultado qual foi perguntam vocês? Asneira! Pois está claro. Tivemos de "galgar" uns bons quilómetros até encontrarmos novamente o track, já na Freixianda. Nesta bela localidade, voltámos a fazer uma paragem estratégica para comer uma bifana acompanha por uma cervejola preta fresquinha.
Após o pequeno repasto percorremos alguns quilómetros em alcatrão fora do track, mas como ainda não tínhamos inventado o suficiente, voltámos a utilizar o amigo GPS para irmos novamente ao encontro do track. Demos umas voltitas a mais, mas lá encontrámos o track.

A última dificuldade do dia foi a subida de Ourém que nos levou algum tempo a percorrer até à entrada de Fátima.
Antes das 17h estávamos a entrar no santuário e acumulávamos 130km nas pernas e 3000 metros de desnível acumulado em subida nas pernas.
Após um descanso, e alguma indecisão de qual seria a estação de comboio mais próxima, lá verificámos que a mais próxima seria a estação de Caxarias. Mas até Caxarias teríamos mais 25km's de bike. E lá teve que ser! Mais um pequeno esforço até Caxarias para o regresso a casa.
Em Caxarias, ainda tivemos tempo para comer umas moelas para reconfortar o estômago e depois bikes para dentro do comboio e próxima paragem, Pereira e por fim casa.

Foi um belo dia de bicicleta, para repetir futuramente, mas a seguir o track.

Boas pedaladas.

0 comments: