quinta-feira, 10 de junho de 2010

É só seguir o risco...

Aproveitando as comemorações do centenário da República Portuguesa, aproveitámos o feriado para fazer algo de profícuo. Uma volta de BTT.

Para não variar marcámos ponto de encontro na ponte dos Casais. As fortes chuvadas da manhã não demoveram o Nuno e o Filipe. O resto da malta o ficou em casa com medo da chuva, ou então estavam de viajem de regresso a Portugal. O Zé o Paulo já terminaram a aventura pelo caminho de S. Tiago de Compostela Francês.
Mas voltando a nossa volta desta manhã.

Uma breve troca de sugestões do caminho a seguir e tomámos a nossa decisão. Ourentã. E a melhor forma de descrever a nossa volta de BTT pelas imediações da Ourentã é adjectivando:"Fantástico"!
Saímos da ponte dos Casais em direcção ao track que definimos, na Pena. Entrámos junto ao lagar de azeite em direcção a uns single tracks nossos conhecidos. Contudo os trilhos conhecidos esfumaram-se rapidamente e passámos a percorrer trilhos novos para nós. Iniciámo-nos logo com uns single tracks com a característica pedra de Ançã em direcção à linha ferroviária desactivada na Cordinhã. Após a passarmos a linha percorremos mais uns trilhos que alternaram entre as zonas de pinhal cerrado e single track nas imediações da Cordinhã e da Ourentã. Após percorrermos estes últimos quilómetros, regressámos à linha ferroviária. Um novo atravessamento da linha, e nova sessão de single tracks em direcção às vinhas da Bairrada onde fizemos um fugaz paragem para comer uns nêsperas. Mais umas centenas de metros percorridos e entrámos num carrossel até à Povoa da Lomba. Um super single track a meia encosta num constante sobe e desce.
Continuámos caminho em direcção à zona central da Povoa da Lomba onde voltámos a entrar num novo carrossel até Vila Nova e retorno em direcção a Outil e sempre, mas sempre a trilhar o risco. De Outil continuámos a todo o gás em direcção à Pena. Esta nova passagem levava-nos ao trilho do Sarilho, no entanto o adiantar da hora fez-nos regressar a casa.
Chegámos a casa com 78km's nas pernas, com um sorriso igual ao de uma criança a quem acabaram de dar um chupa-chupa, um tratamento totalmente grátis de pele(a lama não nos deu descanso), e uma manhã muito bem aproveitada a pedalar. Fizemos duas ou três efémeras paragens para enganar o estômago e para dar ar a uma roda.

Uma volta a repetir brevemente.

Domingo há mais, e desejamos que tenha esta qualidade.

Boas pedaladas.

0 comments: