terça-feira, 20 de março de 2012

E tudo começou...

 
... quando o Filipe disse que tinha de ir buscar o correio à Figueira da Foz. 
..."Se precisas vamos lá todos num instante!"... Vociferou um de nós!
A recolha do correio era a nossa tarefa para esta manhã.
Saímos da ponte dos Casais em direcção a Pereira pelo Baixo Mondego. Alternámos entre a estrada de alcatrão, e o carreiro ao lado do regadio. 
Ao passarmos em Montemor-o-Velho seguimos em direcção à zona de Reveles e continuámos a todo o gás a trilhar caminhos até à Fontela. Passámos ao lado da fábrica do vidro, e começámos a ver a ponte da Figueira da Foz já ali à frente.
De Vila Verde à Figueira da Foz foi um breve suspiro. A malta já ia com fome! E era já ali.
Parámos no bar da estação de comboios para a bucha. Comemos umas belas bifanas, bebemos umas "fita-cola", e terminámos com o café.
Recompostos, era hora de regressar ao selim. Continuámos caminho em direcção a Buarcos para terminarmos a segunda fase da nossa tarefa. A recolha das cartas.
Concluída a segunda fase da tarefa como comprova a foto, iniciámos o caminho de regresso a Coimbra.
Seguimos em direcção ao Salmanha, e subimos para o marco geodésico. Contudo, e para variar deu asneira. O nosso objectivo era passar a A14 para o outro lado e subir em direcção à pedreira desactivada à entrada da Figueira da Foz. Mas o que fizemos não foi nada disto.
Percorremos um single track, ou melhor, o que já foi um single track noutros tempos e viemos sair ao mesmo sitio onde tínhamos passado há uns minutos. Mas com uma pequena diferença, ficámos com as pernas todas arranhadas do mato.
Ajustámos o azimute, e entrámos nos caminhos ao lado da A14. Seguimos por estes caminhos até à zona de Maiorca, num puro rompe pernas, e sempre muito devagar!
Na zona de Maiorca, voltámos a entrar na estrada do Baixo Mondego que nos trouxe até Pereira.
Em Pereira, dividimo-nos. Uns para uma margem, e os restantes para a outra pois está claro. 
E já caía em esquecimento, a tarefa foi concluída com sucesso. As cartas chegaram sãs e salvas a Taveiro.

Até Domingo, e boas pedaladas.

0 comments: