segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A meteorologia fintou-nos

A volta do passado Domingo estava programada há muito tempo. Numa fase inicial o programa das festas seria uma volta em Arganil. Contudo uma indisponibilidade do mentor desta volta, levou-nos a alterar os planos e após uma breve conversa o objectivo passou a ser, ligar a ponte dos Casais a Penacova sempre por trilhos. Alcatrão apenas para curtíssimos trajectos.
Proporcionava-se mais um dia épico em cima da bicicleta, no entanto a meteorologia fintou-nos. A forte chuva do dia anterior não augurava um dia muito melhor para Domingo. As previsões saíram completamente ao lado. A chuva não deu tréguas.
Tínhamos combinado encontro pelas 8h30 na ponte dos Casais, contudo a forte chuva baralhou-nos um pouco a hora de encontro.
Saímos da ponte dos Casais depois das 9h na companhia de uma chuva intensa em direcção à circular externa de Coimbra para entrarmos nos trilhos em direcção à Mata de Vale de Canas. Ao chegarmos a Vale de Canas e após a subida até à referida mata, era hora de descer e voltar a subir até à Carapinheira da Serra. Voltámos a descer um pouco e mais uma subida até ao Roxo. Por esta altura tínhamos 28 quilómetros percorridos, mais de 1100 metros de desnível acumulado e estávamos molhados até "à cueca". Volta a descer e mais uma longa e dura subida até à Aveleira.
Com o adiantar da hora, já passava do meio-dia, o estômago vazio, a chuva que não nos dava tréguas resolvemos interromper a nossa volta de BTT e descer em direcção ao Lorvão via alcatrão para depois seguirmos para Penacova, para uma paragem estratégica no Côta para comermos uma bifana.
O caminho de regresso a casa foi via a estrada que liga Penacova a Coimbra na companhia do Mondego e de uns raios de sol que resolveram despontar por entre as nuvens negras.

A conclusão desta épica volta terá de ficar para uma próxima oportunidade na companhia de sol radioso de Inverno.

Para a história fica a dose de loucura de cinco meninos, Paulo, o Nuno, o Zé Carlos, o Manuel e o Filipe, que resolveram deixar o conforto das suas camas para um belo dia de chuva na companhia das suas bicicletas
Serão meninos ou homens de barba rija?

Boas pedaladas.

0 comments: