segunda-feira, 26 de julho de 2010

Viagem a Finisterra interrompida

No passado dia, 24 de Julho eu (Nuno), o Zé Carlos e o Filipe saímos da ponte dos Casais com o objectivo de chegar a Finisterra.
O primeiro dia seria uma estirada desde Coimbra ao Porto, e foi logo neste primeiro dia que as coisas claudicaram.
Até à hora de almoço as coisas correram bastante bem, acumulávamos mais 70 quilómetros nas pernas e o nosso destino aproximava-se a "passos largos", contudo o intenso calor do dia, uma deficiente ingestão de líquidos e provavelmente uma deficiente alimentação da minha parte levaram a que me desgastasse bastante neste dia, sendo a chegada ao Porto um pouco penosa para mim.
Após um banho revigorante, e uma francesinha uns furos abaixo do que desejaríamos, tive uma conversa com os meus dois AMIGOS Zé Carlos e Filipe (já percebem porque escrevo amigos desta forma), onde lhes disse que se não recuperasse do esforço deste dia a minha viagem terminava por ali. Eles seguiriam caminho até Finisterra como estava delineado, e eu vinha para Coimbra no ferro carril.
Após uma noite um pouco mal dormida, as gaivotas não deram descanso a ninguém, tomei a minha decisão. Não seguia caminho. Não me sentia com a confiança necessária de ter recuperado do esforço do dia anterior, e de suportar mais um dia de intenso calor. Também pesou nesta minha decisão a reminiscência de uma péssima experiência na serra da Estrela que culminou no segundo dia numa enormíssima asneira. Assim sendo, a minha viagem findava no Hostel Balck & White onde tínhamos dormido. Estava tudo bem comigo, contudo, mais um dia a levar com temperaturas acima da média iria resultar em asneira. Após comunicar a minha decisão ao Zé e ao Filipe, prontamente recusaram-se a continuar a viagem, invocando uma frase que tanto usamos: ..."ou vamos todos, ou não vai nenhum"... É um lema. Agora percebo que é um lema.
Como não os queria estar a condicionar com a minha decisão, insisti muito para que continuassem, no entanto recusaram sempre. São teimosos!
Este gesto, do Zé Carlos, e do Filipe marcou-me bastante. Posso dizer-vos que me deixam sem palavras para descrever o que senti com o vosso enorme gesto de amizade.
Como disse, e volto a repetir, é-me difícil transpor em palavras o que senti com o vosso gesto, como tal termino desta forma:

Obrigado meus AMIGOS.

Mas ainda temos um objectivo para cumprir, venha de lá o frio!

Boas pedaladas.

1 comments:

jccradventures disse...

há mais vida para além de andar de bike ou correr/andar.

é preciso é ter cabeça acima de tudo.
Finisterra não sai de lá.