segunda-feira, 10 de maio de 2010

Zouparria e Almada qual a relação?

É o BTT pois está claro! É o BTT que une estes dois locais tão distantes e díspares um do outro.
Tudo começa com a recepção de um e-mail há uns meses na nossa mailbox. O assunto deste email é um sugestivo: ..."Olá companheiros do pedal"... e depois o desenvolvimento: ..."Olá, o meu nome é Jorge Castro e"... E foi assim que estabelecemos contacto através das fabulosas para uns, famigeradas para outros, novas tecnologias.
E o que queria o amigo Jorge e o seu grupo de amigos? perguntam vocês.
Não queriam mais do que andar de bike. Conhecer novos lugares. Travar novas amizades. Em suma vir à descoberta de novas emoções.
Foi isto que tentámos proporcionar ao Jorge e ao três amigos que o acompanharam nesta aventura que é andar de bike com a malta do BTT Aventura e Desporto. Isto não é malta fácil de aturar. E é malta que gosta de BTT por lugares por vezes muito pouco convencionais.
Programámos uma volta com o maior número de single tracks possíveis conforme nos pediram. Fizemos convites a alguns amigos para nos ajudarem nesta recepção e restava aguardar pelo dia, 9 de Maio de 2010.
O dia chegou, e apesar da chuva dos dias anteriores tivemos uma manhã bem agradável. Por volta das 8h30 os homens de Almada estavam a chegar à Zouparria, os habituais cumprimentos, e era hora de começar a aquecer os motores. Fizemos uma pequena deslocação até ao Pavilhão da Associação de Vila Verde, local de concentração de toda a malta. À hora marcada estavam presentes 17 homens do pedal que foram partilhando as novidades, deixando umas piadas a circular, contando as peripécias da profissão de maquinista, até houve tempo de repor o óxido nitroso numa das bicicletas.
Saímos do pavilhão de Vila Verde em direcção à zona do Casal dos Carecos, onde entrámos nos trilhos em direcção a Andorinha. No percurso do Casal do Carecos para os Casais de Vera Cruz encontrámos a primeira passagem técnica do dia. Um single track com uns patamares e uma raízes de pinheiros que proporcionou os primeiros encontros imediatos com o mato. Dos Casais de Vera Cruz até à entrada para pista de motocross de Andorinha percorremos mais uns caminhos pelo pinhal fora. De Andorinha descemos em direcção a Portunhos, passando por um ou outro carreiro.
A chegada a Portunhos marcava um ponto de viragem no tipo de trilho a percorrer. Os single tracks começaram a ser referência. Tivemos single tracks junto à variante de Portunhos, na zona envolvente à Pena, onde voltámos a percorrer o single track que abrimos na passada semana. E antes da paragem da manhã para retemperar forças, percorremos o já famoso single track da pedreira na Pena.
Na Pena, o nosso amigo Madeiras levou-nos a bucha da manhã. A hora já ia adiantada, e a malta já ansiava por uma paragem para retemperar forças.
Após a bucha, percorremos o carrossel de single tracks entre a Pena e a Povoa da Lomba. Na Povoa da Lomba era hora de percorrermos o famoso Trilho do Sarilho. Continua maravilhoso como sempre. Muito obrigado a quem cuida deste trilho maravilhoso.
Como tudo o que é bom acaba depressa e a hora já ia adiantada, encetámos o regresso a casa subindo desde Portunhos para a zona da Ameixoeira. Objectivo descermos para a "serrana" e subirmos para S. Marcos. E o objectivo foi cumprido, ainda nos cruzámos com a malta dos jipes, que andavam a chafurdar na "serrana".
Ao chegarmos a S. Marcos tivemos uma agradável surpresa. O Sérgio(mano Ripa) presenteou-nos com uma deliciosa jeropiga. Bebericámos, tirámos mais uma foto de grupo, seguimos para Vila Verde onde tomámos um banho e terminámos a manhã com uma almoçarada.
Foi um prazer recebermos estes amigos de Almada. Foi uma privilégio mostrar-vos o que a nossa zona tem de melhor. Até breve!
Para quando a volta na serra de Palmela? Será que a jeropiga chegou a Almada?
Domingo estamos de volta.
Boas pedaladas.

2 comments:

Unknown disse...

Caros Amigos do Pedal...
Simplesmente Excepcional!!
Excelente recepção, excelente acolhimento e camaradagem; excelentes trilhos... excelente almoço... em suma um Domingo muito bem passado!

As sensações guardadas desta aventura em Zouparria, levam-nos a querer mais... levam-nos a continuar a procurar novos trilhos, novas aventuras, a conhecer novas pessoas, novos estares e viveres!!
Levam-nos a sair das grandes cidades e procurar a hospitalidade da nossa mais genuida sociedade,
Levam-nos a conhecer novos sabores e novas paisagens... sempre, com o mesmo "minimo multiplo comum", o BTT !!!

Assim agradeço todos por mais um belo domingo, e em particular ao Nuno (Maçã) pela disponibilidade na preparação da nossa recepção.

Agora fico a aguardar a vossa vinda para conhecerem o "nosso quintal" Serra da Arrábida...,Tendo como base que a fasquia está muito alta, depois da vossa recepção, tudo farei para vos proporcionar um dia rico de BTT, e não só!!!

Grande abraço
Jorge Castro
aka ghostRider

Unknown disse...

Em relação à jeropiga...

Na verdade chegou a almada... pois depois de levantar às 6h da manha fazer 200km de carro mais 35 de bike, tomar banho, e almoçar como um abade... meus amigos, aqueles bancos da peugeout...eram poltronas de sala... autênticos colonex... Dormimos como uns anjinhos!


bem... todos menos o Zé (o condutor), está claro...mas tb não demos conta que ele tenha atacado na jeropiga!

Podem crer, que para lá de saboreada esta jeropiga, é muito falada... no que respeita à sua proveniência.

Abraço
Jorge Castro
aka GhostRider