Zouparria e Almada qual a relação?
É o BTT pois está claro! É o BTT que une estes dois locais tão distantes e díspares um do outro.
Tudo começa com a recepção de um e-mail há uns meses na nossa mailbox. O assunto deste email é um sugestivo: ..."Olá companheiros do pedal"... e depois o desenvolvimento: ..."Olá, o meu nome é Jorge Castro e"... E foi assim que estabelecemos contacto através das fabulosas para uns, famigeradas para outros, novas tecnologias.
Não queriam mais do que andar de bike. Conhecer novos lugares. Travar novas amizades. Em suma vir à descoberta de novas emoções.
Foi isto que tentámos proporcionar ao Jorge e ao três amigos que o acompanharam nesta aventura que é andar de bike com a malta do BTT Aventura e Desporto. Isto não é malta fácil de aturar. E é malta que gosta de BTT por lugares por vezes muito pouco convencionais.
Programámos uma volta com o maior número de single tracks possíveis conforme nos pediram. Fizemos convites a alguns amigos para nos ajudarem nesta recepção e restava aguardar pelo dia, 9 de Maio de 2010.
Saímos do pavilhão de Vila Verde em direcção à zona do Casal dos Carecos, onde entrámos nos trilhos em direcção a Andorinha. No percurso do Casal do Carecos para os Casais de Vera Cruz encontrámos a primeira passagem técnica do dia. Um single track com uns patamares e uma raízes de pinheiros que proporcionou os primeiros encontros imediatos com o mato. Dos Casais de Vera Cruz até à entrada para pista de motocross de Andorinha percorremos mais uns caminhos pelo pinhal fora. De Andorinha descemos em direcção a Portunhos, passando por um ou outro carreiro.
A chegada a Portunhos marcava um ponto de viragem no tipo de trilho a percorrer. Os single tracks começaram a ser referência. Tivemos single tracks junto à variante de Portunhos, na zona envolvente à Pena, onde voltámos a percorrer o single track que abrimos na passada semana. E antes da paragem da manhã para retemperar forças, percorremos o já famoso single track da pedreira na Pena.
Na Pena, o nosso amigo Madeiras levou-nos a bucha da manhã. A hora já ia adiantada, e a malta já ansiava por uma paragem para retemperar forças.
Após a bucha, percorremos o carrossel de single tracks entre a Pena e a Povoa da Lomba. Na Povoa da Lomba era hora de percorrermos o famoso Trilho do Sarilho. Continua maravilhoso como sempre. Muito obrigado a quem cuida deste trilho maravilhoso.
Como tudo o que é bom acaba depressa e a hora já ia adiantada, encetámos o regresso a casa subindo desde Portunhos para a zona da Ameixoeira. Objectivo descermos para a "serrana" e subirmos para S. Marcos. E o objectivo foi cumprido, ainda nos cruzámos com a malta dos jipes, que andavam a chafurdar na "serrana".
Ao chegarmos a S. Marcos tivemos uma agradável surpresa. O Sérgio(mano Ripa) presenteou-nos com uma deliciosa jeropiga. Bebericámos, tirámos mais uma foto de grupo, seguimos para Vila Verde onde tomámos um banho e terminámos a manhã com uma almoçarada.
Foi um prazer recebermos estes amigos de Almada. Foi uma privilégio mostrar-vos o que a nossa zona tem de melhor. Até breve!
Para quando a volta na serra de Palmela? Será que a jeropiga chegou a Almada?
Boas pedaladas.
2 comments:
Caros Amigos do Pedal...
Simplesmente Excepcional!!
Excelente recepção, excelente acolhimento e camaradagem; excelentes trilhos... excelente almoço... em suma um Domingo muito bem passado!
As sensações guardadas desta aventura em Zouparria, levam-nos a querer mais... levam-nos a continuar a procurar novos trilhos, novas aventuras, a conhecer novas pessoas, novos estares e viveres!!
Levam-nos a sair das grandes cidades e procurar a hospitalidade da nossa mais genuida sociedade,
Levam-nos a conhecer novos sabores e novas paisagens... sempre, com o mesmo "minimo multiplo comum", o BTT !!!
Assim agradeço todos por mais um belo domingo, e em particular ao Nuno (Maçã) pela disponibilidade na preparação da nossa recepção.
Agora fico a aguardar a vossa vinda para conhecerem o "nosso quintal" Serra da Arrábida...,Tendo como base que a fasquia está muito alta, depois da vossa recepção, tudo farei para vos proporcionar um dia rico de BTT, e não só!!!
Grande abraço
Jorge Castro
aka ghostRider
Em relação à jeropiga...
Na verdade chegou a almada... pois depois de levantar às 6h da manha fazer 200km de carro mais 35 de bike, tomar banho, e almoçar como um abade... meus amigos, aqueles bancos da peugeout...eram poltronas de sala... autênticos colonex... Dormimos como uns anjinhos!
bem... todos menos o Zé (o condutor), está claro...mas tb não demos conta que ele tenha atacado na jeropiga!
Podem crer, que para lá de saboreada esta jeropiga, é muito falada... no que respeita à sua proveniência.
Abraço
Jorge Castro
aka GhostRider
Enviar um comentário