segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Geo-Raid | Aldeias de Xisto, Lousã

No último fim-de-semana estivemos a participar no Geo-Raid da Lousã. Mais uma vez formei equipa com o Paulo (530cv), e o Filipe teve como companheiro o Zé Carlos.

O primeiro dia era composto por 100 quilómetros de bicicleta e mais de 4000 metros de desnível acumulado em subidas. Este primeiro dia foi marcado pelas passagens que efectuámos pelas praias fluvias da Louçainha, Fragas de S. Simão e Ana D'Aviz. O dia caracterizou-se essencialmente pelos quilómetros infindáveis percorridos em estradão e pelas duras subidas que encontrámos. O único single track digno de nome e do qual me recordo foi a chegar às Fragas de S. Simão.
Não posso deixar em claro o triste espectáculo que fui presenciando ao longo de todo o percurso. O imenso lixo que fui encontrando, desde invólucros das barras, de "bombas"/gel, garrafas de água/bebidas isotónicas, etc... Uma vergonha, e mais não quero escrever!
O objectivo para este dia foi mais do que cumprido, chegar dentro do tempo limite do último check point.

Quanto ao Zé Carlos e ao Filipe, e após os problemas técnicos dos primeiros quilómetros, tudo correu dentro da normalidade, apesar do pequenito empeno do Filipe.




No segundo dia a coisa ia ser muito mais ligeira. Após um belo jantar e uma boa noite de sono, estávamos prontos para mais 70 quilómetros aproximadamente e mais de 2000 metros de desnível acumulado em subidas. No percurso evidenciou-se as passagens nas Aldeias de Xisto, entre elas Aigra Velho, no lado de Gois. O dia abria com mais de 15 quilómetros sempre a subir até ao Trevim, e após meia dúzia de quilómetros percorridos a meia encosta era hora de mais uns quantos, até perfazermos 31, até ao Santo António da Neve. O Paulo é que não gostou muito desta primeira parte do percurso, acabou por ser muito penosa para ele. No Santo António da Neve era hora de começar a descer, e voltar a descer, mas sempre em estradão (infelizmente!).
Pelo caminho encontrámos dois colegas do pedal da Figueira da Foz (Paulo e o Moreira), tinham ido pedalar para a Lousã e acabaram por nos fazer companhia até à meta.
Acabámos o dia, a apanhar castanhas a pouca menos de 1 quilóemtros da meta. No segundo dia não chegámos dentro do tempo limite de tempo do check point, as castanhas não deixaram.

Quanto ao Filipe e ao Zé Carlos melhoraram a classificação do dia anterior, e não houve empeno desta vez.

Cabe-me fazer uma pequena retrospectiva da participação nos três Geo-Raid's. O que levo de positivo: a utilização do GPS é fantástica para a prática do BTT. O Geo-Raid de S. Pedro do Sul com um percurso fantástico nos dois dias, mais em particular no segundo dia, e o profissionalismo da organização nos três eventos. O menos positivo, a macacoa que tive na Serra da Estrela, o percurso da Serra da Estrela com imensos estradões e o percurso da Lousã. Este último mais em particular. Sendo a Lousã um dos ex-líbris do país para a prática de BTT, como é possível percorre tantos quilómetros em estradões, corta-fogos, etc... Trilhos bonitos(não terão de ser single tracks) não faltam na Lousã e arredores, mas são opções.

Anexo fotos.




Boas pedaladas.

0 comments: