domingo, 10 de maio de 2009

O Selinda BTT na Zouparria do Campo

Foi com enorme prazer que hoje recebemos a visita dos nossos amigos do Selinda BTT da Sertã na Zouparria do Campo.
Marcámos encontro para as 8h45 na Associação da Zouparria/Castanheira do Campo e há hora lá começou a chegar o pessoal. Os primeiros foram os do nosso lado, entre eles o Filipe, o Zé Carlos e o Daniel (mais um empeno desde Taveiro!), o Trigo que veio directamente do Porto e cheio de adrenalina (o menino fez a A1 a 100Km/h, quem acredita!?! Eu não!) e por fim os homens do Selinda BTT.
Após os cumprimentos habituais e a montagem das bicicletas lá nos fizemos ao caminho pelo Baixo Mondego, com uma passagem na famosa mata da Geria e de seguida o destino foi Eiras para percorremos os maravilhosos single tracks da zona. Em Eiras tivemos oportunidade de confraternizar com a lenda viva do BTT que é... pensem um bocadinho... acho que já adivinharam... será que adivinham?... mas que lenda!?... falo do João Perdigão, o homem que ficará na história do BTT como a maior cuba (vasilha grande para nela se deita vinho em grandes quantidades) que já alguma vez andou em cima de uma bicicleta. Por curiosidade estava a dar sangue! Uma causa nobre.
Mas continuando, finalmente lá entrámos nos single tracks e logo a toda a velocidade partindo o grupo de mais de vinte camaradas que o Zé Carlos trazia atrás de si. Sim eramos mais de 20 homens/camaradas (conversa de comuna) a pedalar, hoje tivemos uma verdadeira enchente, um aglomerado, uma sei lá o quê... eramos tantos!

Os single tracks sucederam-se e as avarias também começaram a aparecer. E não foram só as avarias mecânicas, as físicas também estavam a começar a dar sinal. Contudo em Logo de Deus, tivemos uma benção dos céus, deve existir por aqui uma relação com o nome da localidade. O nosso ilustre amigo Madeiras apareceu com umas sandes e umas minis para retemperar as forças do pessoal e como companhia trouxe a sempre bem disposta "Ti Graça" que nos presenteou com a sua bela companhia.

Após a bucha (pequeno bocado de alimento que se mete na boca de uma só vez), eu não comi um pequeno bocado. Até comi três sandes! Seguimos novamente para o carrossel dos single tracks e com os dois tipos de avarias a sucederem-se. As mecânicas ainda se resolveram dentro do possível. Um pequeno parêntesis que ainda não fiz nehum, há malta que para ser rebocado por outros parte o drop out propositadamente (peça metálica que segura o desviador/esticador, vulgo coiso das mudanças ao quadro da bicicleta), olha que há cada um!
Já as avarias físicas, para aliviarmos a dor resolvemos acelerar um bocadito mais. Para quem não sabe, após um certo nível de cansaço, em vez de termos um ser racional a pedalar em cima da bicicleta passamos a ter um zombie, um deus me acuda, um ser puramente irracional, um ser que só diz ai, ai, ai...
Como já se fazia tarde, encetámos o regresso para a Associação da Zouparria/Castanheira do Campo, mas ainda tivemos tempo de fazer uma passagem estratégica pela belíssima mata do Choupal. O regresso foi novamente feito pelo Baixo Mondego e a boa velocidade (tínhamos de os manter no estado zombie!) porque à nossa espera estavam os "roncas", leitões (porco muito novo que se alimenta de leite) para retemperar as forças.
Em jeito de conclusão... Calma, ainda tenho uma coisa a dizer antes da conclusão, o 530cv e o cunhado, comem que nem... eu nem quero dizer aqui a palavra! Cavalos!

Agora sim em jeito de conclusão, foi uma bela manhã de BTT e quando se está na companhia de amigos tornar-se perfeita... Esta última frase é uma bocado efeminada. Vou acabar isto por aqui, não sem antes dizer que foi uma manhã perfeita... outra vez este paleio!

Para a semana temos mais aventuras.

Boas pedaladas.

0 comments: