domingo, 3 de maio de 2009

1º de Maio | Dia do Trabalhador

No dia 1º de Maio, em vez de participarmos nas inúmeras manifestações espalhadas pelo país do, resolvemos ir precorrer uns trilhos para Lousã.

Não visitávamos a Lousã há muito tempo e após a proposta do Filipe no decorrer da semana para percorrermos o segundo dia do GeoRaid da Lousã do ano trasacto, proposta que foi aceite de imediato, fizemo-nos ao caminho, não sem antes falarmos com o Zé Carlos para partilhar a sua companhia. Combinámos o ponto de encontro, que seria na ponte da Portela, para depois seguirmos para a Lousã num único carro.

Já na Lousã e após a montarmos as bicicletas, tomámos o segundo pequeno-almoço e lá nos fizemos ao caminho.
Os primeros 30 quilómetros, mais coisa menos coisa não têm grande história, subimos ao Trevim e como não há bela sem senão, contornámos a serra e voltámos desta vez a subir ao S. António da Neve. Na subida tivemos oportunidade de contemplar a bela paisagem da serra da Lousã e digo-vos que tinha saudades. A serra nesta época do ano está sempre muito colorida e bonita.

Após o S. António da Neves foi sempre a descer até à aldeia de Aigra Nova, uma aldeia de xisto no lado de Gois. Foi aqui na aldeia que tivemos uma bela surpresa. "Presentearam-nos" com uma broa ainda quente de centeio acompanhada por um belo queijo de cabra. Ficou registado para futuras visitas. Uma delícia.
Após o repasto, seguimos caminho por uma zona muito rápida e plana onde se atingia uma velocidade engraçada. Mas foram nos últimos quilómetros que tivemos a grande surpresa do dia. Tivemos de atravessar um rio com a bicicleta às costa num local com uma paisagem fantástica. As fotos ilustram o melhor possível o local.

Ainda tivemos tempo para precorrer o único single track do percurso (coisa que não falta para aquelas bandas!), digo único porque o percurso percorreu essencialmente zonas de caminhos largos e os habituais estradões.
Foi uma bela manhã de BTT, com algumas belas surpresas, 67 quilómetros e 2000 metros de desnível acumulado e a descoberta de uma zona da serra até agora desconhecida.

Boas pedaladas.

0 comments: