segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Rota das Aldeias Históricas 5, 6 e 7 de Outubro


No próximo fim-de-semana e aproveitando o feriado nacional vamos percorrer alguns caminhos da Rota das Aldeias Históricas.
  • 1º Dia sairemos de Vila Nova de Poiares em direcção ao Piódão. Passaremos a noite no Piodão;


  • 2º Dia sairemos do Piódão em direcção a Linhares da Beira, esta etapa vai ser a mais dificil teoricamente, tem uma extensão considerável e um desnível acumulado acima dos 2500 metros. Passaremos a noite em Linhares da Beira;

  • 3º Último dia sairemos de Linhares da Beira com destino a Vila Nova de Poiares o ponto de partida.


Algumas curiosidades:

  • Piódão:

Piódão é a freguesia mais longínqua do concelho de Arganil. A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor, com o seu ponto mais elevado, o Alto do Colcurinho a 1339 metros. As habitações, de Piódão, possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura(milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.
A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.

  • Linhares da Beira:

Freguesia do concelho de Celourico da Beira, que tem como pricipais interesses o castelo de Linhares da Beira situado num cabeço rochoso a noroeste da Serra da Estrela, a janela Manuelina na rua do Passadiço, o Pelourinho de Linhares, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Linhares da Beira.


Como puderam acabar de ler nem só de bicicleta vivemos temos vários pontos de interesse no decorrer do nosso passeio, vamos ter igualmente oportunidade de pedalar por locais do interior do nosso belo país e conhecer as suas gentes.


Para a semana teremos uma reportagem completa da nossa aventura.


Boa pedadaladas.


Até Breve.

1 comments:

jccradventures disse...

o 1º e o 3º dia vão fazer por alcatrão ou por terra??? Se precisarem de algumas dicas sobre o 2ºdia é só pedir(track GPS ou road-book), pois já fiz essa etapa 4 vezes e aconselho a sairem bem cedo(pela fresquinha)para não chegarem de noite.