segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Rota das Aldeias Históricas 2 º Dia

O segundo dia começou com um belo pequeno-almoço servido no cafézinho de Chãs de Égua. Dos três dias, este era o mais difícil. Saímos de Chãs de Égua um pouco tarde, às 9h30 para percorrer os 75 km's que tínhamos previstos e os 2500 mestros de desnível acumulado.

Saímos do Piódão em direcção a Vide. Todo o percurso até Vide foi feito sem grande dificuldade, mas a partir de Vide começámos a encontrar as grandes subidas do dia. Em Vide ainda tivemos a oportunidade de ver a passagem do rali de clássicos. No entanto não estávamos ali para ver passar o rali, mas sim para subir até à Lagoa Comprida e que penosa subida nos esperava. A caminho da Lagoa Comprida, encontrámos rampas com 14 % de inclinação, foi um desafio feito com um sorriso nos lábios para alguns e para outros foi rezar para que acabasse depressa. Ao chegarmos à Lagoa Comprida, parámos no café para bebermos um chá com mel e comermos uma bela sandes de presunto. Uma maravilha!


O Ricardo Trigo ainda tentou comprar um casaco com pêlo, mas não havia para o tamanho dele. O homem estava com frio! Vejam a roupa que o homem tem vestida, devia estar a nevar!

Na Lagoa Comprida seguíamos em direcção ao Vale Rossim, pela frente tínhamos um estradão com uma brita de granito nada agradável de percorrer, a bicicleta não mantinha uma trajectória linear. Após atravessarmos o penoso Vale Rossim que era uma zona mais plana seguíamos em direcção ao Alto do Malhão onde encontrámos uns cães da serra nada amistosos e para finalizar ainda tínhamos pela frente a subida à Santinha.
Quando chegámos à Santinha, todos nós pensávamos que pouco deveria faltar para chegar a Linhares da Beira, não podiamos estar mais enganados. Após a longa descida desde a Santinha, encontrámos pela frente um caminho ao puro estilo "Rompe Piernas", e como já não era muito cedo e começou a anoitecer foi a formula perfeita para nos desviarmos do caminho. A solução foi seguir em direcção à aldeia mais próxima e apanhar a estrada de alcatrão até Linhares da Beira.

Chegámos a Linhares da Beira às 20H30, completamente rotos com fome. No entanto para compensar o desgaste tivemos um jantar bem recheado e regado!
Para finalizar, aconselho a todos a percorrerem esta etapa da Rota das Aldeias Históricas. Esta etapa é um belo e duro desafio físico e psicológico mas muito gratificante pela paisagem que encontramos.

Foi fantástico percorrer esta etapa, para o ano teremos mais? Deixo a pergunta no ar.
Anexo fotos e dados do dia.
Boas Pedaladas.




Dados do dia:
  • Local de Partida: Piodão;

  • Local de Chegada: Linhares da Beira;

  • Distância Percorrida: 87,42 km's;
  • Tempo Dispendido: 7:19:09;
  • Desnível Acumulado: 2800 metros.

0 comments: