domingo, 18 de dezembro de 2011

A última grande volta do ano

A última grande volta do ano foi idealizada pelo Zé Carlos, contudo não pôde fazer-nos companhia neste belo dia de bicicleta, e de alguma frio. Tínhamos como objectivo ligar a ponte dos Casais a Paredes, uma localidade que pertence ao concelho de Mortágua onde existe uma queda de água. No entanto, não conseguimos completar a volta que estava idealizada. Terá de para a próxima, e com a tua companhia Zé.
Mas vamos lá então ao que aconteceu esta manhã.
Como é habitual, marcámos ponto de encontro na ponte dos Casais. No entanto, a hora hoje não foi respeitada. Entre desencontros (algo inimaginável!), e malta que adormeceu (o mesmo de sempre), o resultado deu, numa saída de Coimbra bastante tardia.
Resolvidos os contratempos, lá seguimos caminho em direcção à Adémia, passámos pelos Fornos onde entrámos na terra com destino à Marmeleira.
Passámos pela Marmeleira, deixamo-lá para trás, e continuámos em direcção à Larçã. Foi a partir da Larçã que encontrámos as grandes dificuldades do dia.
Dificuldades estas que eram nada mais, nada menos que a subida até à Cruz Alta no coração da Mata do Buçaco. Os primeiros quilómetros de subida não apresentaram grande dificuldade, no entanto o melhor estava para chegar. Uma secção com muito pedra solta e a subir. Mas ainda havia mais. Até à Cruz Alta, a subida para além de técnica (tinha pedra solta), também tinha uma uma inclinação considerável.
Chegámos à Cruz Alta para lá das 12 horas e com o estômago vazio. Nas pequenas localidades por onde  passámos não encontrámos nenhuma pastelaria ou café para a malta comer. E fomos andando, andando, e andando até que chegámos à Cruz Alta.
Na Cruz Alta, depois de algumas fotos e contemplarmos a belíssima paisagem era momento de tomar decisões.
Estávamos um pouco longe de Paredes, aqui e ali, já se via um ligeiro empeno nas pernas(a subida para a Cruz Alta fez estragos) e como tal decidimos descer de imediato em direcção à Espinheira.
A descida do Buçaco, para a Espinheira, que não é bem uma descida, é algo parecido. Ou seja, desce um bocadito e depois é pedalar a meia encosta com uma ligeira inclinação positiva. Uma delícia para uns, e um terror para outros. E a barriga a continuar a dar horas! Ainda fizemos uns quilómetros neste caminho, até que, aparece o alcatrão e a placa a indicar a direcção para a Espinheira. Rejubilo na cara de todos e toca a
descer a todo o gás para a Espinheira. Passagem fugaz pela Espinheira e continuámos para Penacova a até ao café Cota para a merecida bucha. Já cheirava a bifanas!
Tratámo-nos bem. Duas bifanas a cada um, uns pacotes de batatas, cerveja preta, "fita-cola" e para finalizar um café.
Mas faltava a sobremesa. Uma frutita era o ideal.
Depois da bucha resolvemos ir atestar de água à fonte das águas de Penacova. Quando estávamos a caminho da fonte das Caldas de Penacova (Água de Penacova), deparámo-nos com um belíssimo laranjal. E não é que afinal tivemos sobremesa!
Na fonte, tivemos uma sessão de fotos algo sui geniris.
Após a visita à fonte seguimos por um single track junto ao rio Mondego que passava por baixo da ponte de Penacova. E que belo single track. Numa zona verde, com um belo espelho de água do nosso lado esquerdo e de repente o que era maravilhoso termina abruptamente. Era o acesso a uma terra de cultivo. Solução, voltar para trás, ou escalar uma pequena encosta.
Como poderão imaginar optámos pela segunda hipótese. Fizemos uma bela escalada até à estrada de alcatrão.
Depois da escalada, seguimos pela estrada de alcatrão calmamente até à Rebordosa, onde voltámos a descer em direcção ao Mondego para percorrermos alguns quilómetros até à ponte do Louredo onde regressámos a estrada nacional que segue para Coimbra.
Atravessámos a cidade e seguimos para o Choupal onde fizemos a última paragem do dia para comer umas laranjas que tínhamos "comprado" no laranjal de Penacova.
Por fim seguimos para a ponte dos Casais, e lá rumámos a casa recordando as peripécias do dia.
A malta da banda de cá do Mondego ainda percorreu o single track da rua da Mata.
Provavelmente será o último post deste ano, e decerto será a última volta do ano todos juntos. Como tal aqui vão os nosso votos natalícios. 

FELIZ NATAL e um FANTÁSTICO 2012

0 comments: