terça-feira, 1 de novembro de 2011

Manhã de orvalho...

O dia hoje amanheceu com muito orvalho, ou digamos "nebueiro".  Há um belo ditado acerca manhãs de orvalho... mas é melhor seguir em frente.
Com tanto "nebueiro" lá conseguimos dar com a ponte do Casais. Á hora habitual lá estava a malta. O Filipe, o Zé Carlos, o Nuno, o Manuel e o Sérgio.
Dois dedos de conversa e após a sugestão do Manuel para irmos à procura de um sitio para comermos umas entremeadas a meio da manhã, o Zé Carlos sugeriu algo ainda melhor. ..."Hoje é dia de feira em Tentúgal, temos que lá ir à bucha como é habitual todos os anos!"... E assim foi. 
Seguimos em direcção ao viaduto da Geria e subimos em direcção ao marco geodésico da Geria/S. Facundo.
Depois de chegarmos lá acima não tem nada que saber, era hora de descer, e voltar a subir ao lado da A1, para depois voltarmos a descer, e voltarmos a subir até à Granja de Ançã. Típico rompe pernas.
Continuámos caminho em direcção a Ançã e volta a subir por um caminho nosso conhecido em direcção à Cioga do Campo (já não passávamos por ali há muito tempo!). Após passagem nas imediações da Cioga seguimos em direcção à Andorinha até à antiga pista de motocross. Depois da fugaz passagem pela pista percorremos uns single tracks em direcção aos Casais de Vera Cruz.
Dos Casais de Vera Cruz, seguimos para os Casal das Figueiras e depois descemos a todo o gás para as imediações de Tentúgal. Para chegar à feira apenas faltava percorrer a curta subida do paúl.
Fizemos a subida devagarinho e ai estava a feira. 
Atravessámos a feira lá pelo meio encontrámos a Graça e a Emília que se juntaram a nós para comer qualquer coisa. E o que foi este "qualquer coisa"? querem saber vocês.
Nada mais, nada menos do que: bifanas, pataniscas de bacalhau, minis e para fechar um cafézito.
Quando saíamos do local do nosso repasto, deparámo-nos com um senhor que caminhava meio encolhido e escondido. Este senhor e grande amigo e que se chama Paulo não contava era com a nossa investida, nem com o rebolar do Zé Carlos. Resumindo, teve direito a um pequeno espectáculo. 
Depois deste pequeno momento de diversão, seguimos caminho até à capela da Portela e virámos à direita para entrarmos novamente na terra para "galgarmos" um single track nosso conhecido de outros tempos.
A volta ia muita animada, no entanto a hora de regressar a casa aproximava-se. Uns seguiram para a banda de lá do Mondego e os outros para a banda de cá, sem a companhia do "nebueiro".

Uma curiosidade, ligámos a Geria a Tentúgal sempre por terra. As passagens por alcatrão limitaram-se a umas centenas de metros para atravessar estradas. Muito interessante a volta e sem dúvida que terá de ser repetida.

Para a semana temos mais.

Boas pedaladas.

0 comments: