terça-feira, 30 de junho de 2009

O "Calor" do Geo-Raid | Serra da Estrela

Já lá vai mais de uma semana que estivemos no Geo-Raid da Serra da Estrela (Penhas da Saúde), mais propriamente nos dias 20 e 21 de Junho na companhia de um calor infernal.

1º Dia:

O primeiro dia começou bem cedo, saímos pelas 8h30 e o calor já se fazia sentir. A manhã começou a bom ritmo em zonas de estradão rápidas. Estradão, aqui está o tipo de piso que foi dominante nos dois dias. Single tracks ou zonas mais técnicas não foram característica do Geo-Raid da Serra da Estrela.
Mas como estava a dizer, começámos a bom ritmo até aparecer um pequeno furo para quebrar o ritmo. Fora este precalço, a manhã correu bastante bem apesar do calor, na minha opinião o grande adversário deste fim-de-semana de BTT. Como ponto alto deste primeiro dia tivemos a famosa subida à Santinha, e digo-vos que foi bem interessante. A parte que mais gostei foi a última secção, onde havia mais inclinação e tínhamos que empregar alguma técnica. Lá em cima aproveitámos para retemperar forças e ligar o turbo para a descida alucinante que se seguia para Manteigas para por fim atacar a última subida do dia. Em Manteigas parámos para uma refrescante "Fita-Cola" para alguns e para outros uma cervejola.A partir de Manteigas era sempre a subir até às Penhas da Saúde, local de chegada (bem como de partida). Este parte do percurso merece uma crítica na minha opinião. Não entendo a lógica/sentido da organização em realizar uma subida com 15 quilómetros aproximadamente em alcatrão e debaixo um sol tórrido. A minha opinão foi transmitida na altura devida, contudo num evento de BTT não faz sentido.
Este primeiro dia acabou cedo e a pedir um banho de água bem fresca para refrigerar o corpo.

2º Dia:

Este dia para mim foi um desastre completo.
Saímos novamente à mesma hora para mais 85 quilómetros de bicicleta novamente com um calor bem forte.

A manhã não começou bem para mim como já disse, na primeira subida o pequeno-almoço teimou em não seguir a sua ordem natural e começou a criar o chamado "calhau no estômago". Foi uma manhã completa de arrasto, foram 70 quilómetros penosos que fiz, no entanto não posso deixar de agradecer ao Trigo, ao Filipe, e ao Paulo o apoio que sempre me deram, nunca me deixando esmorecer. A coisa foi tão má que chegou à desidratação. O esforço do dia anterior com o imenso calor que esteve no fim-de-semana deixaram-me em mau estado.
Foi um fim-de-semana duro de BTT, na minha opinião uns "patamares" abaixo do fim-de-semana de S. Pedro do Sul a nível de percurso, já a organização do evento manteve um nível igual ou mesmo superior.

Esta aventura já passou, agora fica a apenas a faltar o Geo-Raid da Lousã para finalizar o trio de eventos do Geo-raid, mas até Outubro outras aventuras virão.

Boas pedaladas.

0 comments: