terça-feira, 29 de abril de 2008

Caminho Santiago Português

No passodo fim-de-semana fomos percorrer o Caminho de Santiago Português. Este ano tivemos alguns estreantes: o Sérgio, o Paulo e o João Perdigão. Quanto aos já habitués: eu (Nuno), Zé Carlos, Ricardo Ripa e o Ricardo Trigo não faltaram como seria de esperar.

Mas vamos dividir isto por dias:

1º Dia:

Após uma noite muito mal dormida em casa do nosso amigo Trigo na Póvoa de Varzim, seguimos da Póvoa até aos Aliados de metro, e perto das 9h30 da manhã estávamos a sair da Sé do Porto em direcção a Santiago de Compostela.

A manhã começou a bom ritmo como seria de esperar. Até Barcelos as paragens foram poucas e à hora de almoço estávamos em Barcelos onde parámos para reconfortar o estômago. Este reconforto não foi nada de especial, e que o diga o Sr. Perdigão que andou a tarde toda com as bifanas às voltas no estômago.

Para o primeiro dia tínhamos prevista a maior estirada até Valença, contudo a mesma foi encurtada. A excesso de quilómetros nas pernas fez estragos e resolvemos pernoitar em Ponte de Lima na Pousada da Juventude. Chegámos a Ponte de Lima já depois das 17h e aproveitámos para fazer uma paragem na Tasca da Dona Márcia para repor energias.
Contudo, como somos uns homens de muito sustento fomos jantar um belo costeletão para ultrapassarmos as dificuldades do dia seguinte.

2º Dia:

O segundo dia teoricamente seria o dia mais dificil e talvez o seja. De Ponte de Lima até Valença temos uma serra para ultrapassar, (nunca me lembro do nome serra) que é feita de quatro, ou seja, a empurrar a bicicleta serra acima.

Chegámos a Valença à hora de almoço, onde comemos umas belas sandes. Daqui para a fente entrávamos em terras espanholas e com um percurso até Pontevedra sempre em constante sobe e desce. Este constante sobe e desce e o ritmo vivo fez estragos. Chegámos a Pontevedra perto das 19h, no entanto havia alguns com vontade de fazer mais uns quilómetros até Caldas de Reis, fica para a próxima.

Em Ponteverda, dormimos no albergue de apoio aos peregrinos do Caminho de Santiago.

3º Dia:

Este era o último dia. O dia em que apenas nos restava 60 km até Santiago de Compostela. Comparativamente com o dia anterior não era mais do que uma voltita de Domingo, e acabou por sê-lo. Perto das 14h estávamos a entrar em Santiago de Compostela a toda a velocidade, isto porque lembraram-se de fazer um pequeno sprint até à catedral, a malta ia toda folgada.

Toda a manhã foi feita a bom ritmo apesar de uma ressaca das Estrellas Galicias.

Zé, quanto a seguirmos até Finisterra fica para Junho!

Quanto ao Sr. Paulo fico a aguardar a sua companhia para Junho e não podia deixar escrever a tua célebre frase! " Custa-me mais beber um copo de vinho do que matar um gajo " foi a melhor frase que ouvi em todo o fim-de-semana!

Em suma, foi um excelente fim-de-semana na companhia de excelentes amigos.

Para o ano lá estamos novemente a percorrer o caminho português.