quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Astúrias 2011, um "Scandalo" em Somiedo

O mês de Setembro é um mês que nos é muito especial. 
O principal actividade deste sempre muito recheado mês de bicicleta, é a nossa viagem às Astúrias. Este ano como tem sido hábito voltámos a marcar presença na: XXII Travessia Nacional da Cordilheira Cantábrica. 
A edição de 2011 desenrolou-se no parque natural de Somiedo, sendo o local de concentração em Pola de Somiedo.
Este ano, o estreante Vruunnnno (a partir de hoje deixará de ser conhecido como Vrunnoo e passará a ser conhecido como Chinês) juntou-se aos "habitués": Nuno, Paulo, Filipe e Trigo.
Saímos de Coimbra na 6ª feira logo a seguir ao almoço. Pelo caminho começámo-nos a deparar com um espectáculo sui generis. O Vruunnno fotografava tudo o que mexia. Próximo disto só os chineses. Só faltou fotografar o veado que atropelámos a 20km de Somiedo. Resolveu atravessar a estrada na hora errada. Felizmente sem grandes estragos no carro. Quanto ao veado, foi atravessar estradas para o céu. 
Chegámos a Pola de Somiedo já passavam das 22h. Fomos à procura do nosso local de dormida para os próximos dois dias e quando chegámos uma agradável surpresa. A casa de turismo rural Buena Madre (http://www.buenamadre.com/es/index.htm) era bem confortável e bonita e perspectivava-se um belo fim-de-semana.
Sábado, 6h15 despertador toca. Era hora de levantar para um dia repleto de btt percorrendo paisagens idílicas.
Tomámos um belo pequeno-almoço no Buena Madre e descemos até Pola de Somiedo de bike. O Buena Madre distava 4km de Pola de  Somiedo.
Para este primeiro dia a Asturcon reservou-nos 48km e mais de 2000 metros de acumulado em subidas. 
Seguimos para o local de partida neste primeiro dia de autocarro e chegaríamos a Pola de Somiedo a pedalar.
Foi um dia longo de bicicleta. Percorremos quilómetros e mais quilómetros de single tracks. Alguns deles no meio de vales onde o mais puro silêncio reinava. Calma, não havia assim tanto silêncio. O Chinês nunca se calou, ou (mais ou menos!) e tirou fotografias a tudo e a todos.
O momento alto do dia foram os mais de 20 minutos com a bicicleta às costas montanha acima. No topo a recompensa. Uma vista maravilhosa sobre o vale.
Na parte final do percurso percorremos mais single tracks, fizemos uma subida tipo parede e terminámos a descer a todo o gás em direcção a Pola de Somiedo.
Nós ainda tivemos direito a um extra. No Buena Madre fomos presentados com duas garrafas de cidra, amendoins, nozes e avelãs. Uma maravilha e um obrigado à Senhora Rosalía.
Domingo, 6h45 saltámos da cama para o segundo e último dia de BTT nas Astúrais.
Tivemos direito a mais um super pequeno-almoço no Buena Madre. Montámos nas bikes e descemos até Pola de Somiedo onde seria o local de partida para este segundo dia. A Asturcon reservou-nos para este segundo dia 40Km e mais de 2000 metros de acumulado em subidas.
Começámos o dia logo com uma bela subida. Nada mais nada menos do que, 7Km. Algumas das rampas que subimos tinham mais de 30% de inclinação. Chegámos ao topo da montanha com mais de 800 metros de acumulado em subidas. Uma maravilha logo para abrir a manhã.
No topo a organização reagrupou todos os participantes, porque iríamos percorrer uma zona de reserva natural onde normalmente são avistados ursos. O local era idílico. É impossível descrever ou passar para fotografia a beleza deste local. Único!
Após experienciarmos a beleza desta zona, continuámos caminho percorrendo uns maravilhosos single tracks, alguns deles a subir.
Antes da enorme descida do dia percorremos mais um belíssimo single track sempre a subir e muito técnico no coração da montanha. O Chinês é que não gostou muito desta parte do percurso. Andou a empurrar a sua bicicleta de "scandalo" (alumínio). Foi tal o "scandalo" que o homem teve dor nos pulsos!
No topo a mais de 1700 metros de altitude, apenas nos restava descer até Pola de Someido. Foram mais  15Km montanha abaixo a todo o gás, sendo os últimos quilómetros percorridos num frondoso single track no meio de um bosque. Maravilhoso!
As Astúrias este ano, como tem sido habitual todos nas edições anteriores, deixa-nos na memória momentos únicos vividos. Momentos inesquecíveis e de muita diversão. Setembro de 2012 é amanhã?!
Uma última palavra para a Senhora Rosalía (Buena Madre) pela simpatia e amabilidade com que nos recebeu. Obrigado.
Algumas fotos do fim-de-semana.

Boas pedaladas.

1 comments:

Nuno Duarte disse...

Ai que saudades!!!