domingo, 29 de janeiro de 2012

A mítica Serra do Carvalho

Há muito tempo que não íamos à mítica serra do Carvalho, podemos mesmo dizer há anos.
Um período da nossa história foi vivido intensamente na serra do Carvalho. Passámos muitas horas a tentar vencer algumas subidas, e a cuidar da laranjeira do nosso quintal. 
Contudo, depois do enorme incêndio em 2005 na zona de Coimbra, afastámo-nos da serra do Carvalho, pelas razões óbvias. Passaram-se alguns anos e a vontade de regressar à serra do Carvalho regressou.  
Foi uma manhã de intensas reminiscências para o Zé Carlos, o Filipe, e o Nuno. E não faltaram à chamada, o João, o Bruno, e o Manuel. 
Não resisto mesmo a colocar a parte final de um refrão conhecido de muitos de uma canção do Vitor Espadinha ..."E recordar é viver..."...
Hoje foi dia de recordações e de voltarmos a viver os belíssimos momentos passados naquela serra.     
E ficou-me por aqui no relato da nossa volta desta manhã. 
Há "coisas" experienciadas que são impossíveis de passar para palavras. Ficam-nos guardadas na nossa memória para um dia voltarmos ao baú, remexermos, e voltarmos a viver com uma intensidade semelhante à vivida no passado. Esta é a magia do BTT para nós.

Boas pedaladas, e até para a semana.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Welcome to Senhora do Circulo

Welcome, bienvenu, willkommen à Senhora do Circulo.

Hoje a nossa volta teve como principal objectivo a visita à Senhora do Circulo. 
Não fomos venerar a santa. Fomos pedalar. Fomos vencer a subida e apreciar a paisagem do alto dos seus 400 e picos metros. O nevoeiro é que não ajudou.
Como é habitual encontrámo-nos na ponte dos Casais, e dali seguimos via Baixo Mondego até Pereira. Passámos nos Palhagões, Sebal e ao chegarmos a Condeixa fizemos uma paragem na pastelaria para a bucha da manhã. Apesar do avisos do dia anterior para a malta se aviar em terra, lá fizemos a paragem Depois de umas sandes, "fita-colas", e cafés era hora de entrarmos no coração da Serra do Sicó.
Até ao topo da Senhora do Circulo percorremos caminhos conhecidos de outras andanças, e subimos pela zona de empedrado. Lá em cima tivemos tempo para trocar uns dedos de conversa com dois pastores e para uma sessão fotográfica. A descida fizemo-la pelo caminho que o Filipe queria subir. Se a descer foi um tormento, melhor uma delícia, técnico e divertido. Mas a subir como ele queria, era um pesadelo e estou a ser meigo, porque a única solução era caminhar até lá acima.
No fim da descida apareceram os primeiros problemas da manhã. O Filipe resolveu destruir o pedal, e depois de uma reparação mal amanhada, seguimos caminho em direcção à Fonte Coberta. Segunda contrariedade, perdemo-nos no meio do monte. E a única solução foi voltar para trás. Resultado destas contrariedades, uma atraso descomunal. O culpado é o GPS! Ainda bem que eu não levei o meu.
Por fim lá demos com o caminho e lá pelo meio ouve-se o Manuel ..."Já vejo casas! Civilização!"...
Entrámos na estrada nacional e rumámos a casa muito para lá da hora habitual de regresso. 
..."Já vou comer o bacalhau frio!"... dizia o Zé Carlos.

Na próxima visita temos que venerar a Senhora do Circula para nos protejer desse demo que é o GPS.

Boas pedaladas e até Domingo.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Se o homem construiu as pirâmides...

... nós construímos single tracks.

Foi há mais de 2500 anos que o homem construiu as pirâmides no antigo Egipto. Inúmeros séculos depois nós construímos single tracks. Que relação existe entre os dois tipos de construção? Perguntam vocês. Nenhuma como é óbvio. Não vamos deixar nada para a história mundial provavelmente, no entanto vamos deixar o nosso legado, vamos construindo a nossa própria história.  
No entanto, é nosso dever explicar o "nascimento" deste maravilhoso título.
Ontem construímos mais um single track em Alcabideque, e como é normal surgiu depois de uma passagem por um trilho que aparentava ser perfeito. A dita perfeição terminou numa pequena clareira sem aparente saída. Como a malta não gosta de voltar atrás, começámos a furar mato. Inicialmente de uma forma muito tímida lá fomos avançando até que começaram os trabalhos à séria. Paus para desbastar o mato, uma navalhita do Bruno e lá fomos avançado pelo monte, até que num dos seus momentos de introspecção, o Manuel largou esta belíssima frase ..." Se o homem construiu as pirâmides, nos construímos single tracks"... 
Foi um momento único e de verdadeira singularidade enquanto ele tentava cortar um arbusto com a navalhita do Bruno, como comprova a foto abaixo.
Agora que já sabem a origem do título da nossa primeira volta de 2012, o que há mais a dizer??
Mais uma ou duas peripécias.
A primeira foi que começámos a manhã com operações cirúrgicas. O Carlos, que ao fim de tantos meses voltou a aparecer partiu a corrente à bicicleta. Uma doença de difícil resolução porque a corrente estava literalmente ensopada em óleo. Por sorte o Filipe tinha trazido as luvas, caso contrário teríamos uma caso de difícil resolução.
Nota: o "médico" que realizou a operação é um individuo com créditos firmados na nossa praça.
Quanto à segunda peripécia. Calma que não lhe posso chamar algo de imprevisto, mas sim algo que é inato às nossas voltas de BTT. 
É o sentimento que transportamos nos milhares de quilómetros que já percorremos e que ainda temos para percorrer. É-nos intrínseco. E é simplesmente, o prazer que temos em andar de bicicleta. Quantos mais quilómetros percorremos, mais satisfeitos ficamos. E 2012 será mais um ano para cumprirmos mais alguns projectos que temos em carteira, sempre sem grandes aglomerados de gente e com bucha! A bucha não pode faltar.
Assim sendo, resta-nos desejar-vos um 2012 cheio de pedaladas de qualidade.

Domingo lá estaremos para mais uma maravilhosa volta de bike.

Boas pedaladas.